A inadimplência no Brasil voltou a crescer em 2023 e 2024, conforme indicado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). Em dezembro do ano passado, o número de brasileiros nessa situação estava 3,58% acima do registrado no mesmo mês de 2022.
Em janeiro de 2024, o número de inadimplentes no país aumentou ainda mais, subindo 3,78% em comparação com o mesmo período de 2023, totalizando 66,96 milhões de devedores, conforme aponta o indicador. Este cenário significa que 4 em cada 10 brasileiros estão enfrentando problemas de inadimplência, o que corresponde a 40,83% da população. O perfil médio do devedor está na faixa etária de 30 a 39 anos.
O setor bancário lidera os índices de inadimplência, com 64,02% das dívidas, especialmente relacionadas a cartões de crédito. Isso reflete a crescente utilização do cartão de crédito para compras, especialmente diante de uma perspectiva de gradual redução das taxas de juros.
Apesar desses dados preocupantes, os levantamentos da Boa Vista indicam uma tendência positiva ao longo de 2024, impulsionada pela diminuição das taxas de juros e pela abertura gradual de crédito, além de incentivos futuros.
Você pode estar se perguntando como essas informações afetam diretamente sua empresa.
Na X-Prime, oferecemos um mecanismo de acordos que permite que empresas enfrentando problemas de inadimplência coloquem suas vendas futuras com cartões de crédito e débito como garantia para o pagamento de dívidas. Essa abordagem aumenta a eficiência dos parcelamentos para quitação de débitos em até 83%.
Conte com a expertise do nossos time de especialistas para encontrar a melhor solução para a inadimplência na sua empresa. Entre em contato.